1 - Aula - Interpretação de Texto
VÍDEOS
-
INTERPRETAÇÃO de TEXTOS para CONCURSO - Nunca mais erre! http://www.youtube.com/watch?v=22iA3PPjr7c
-
Interpretação e Compreensão Textual para Concursos http://www.youtube.com/watch?v=JQYZ60SZbgc
-
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO PARA CONCURSO http://www.youtube.com/watch?v=zP7vf2eFdF4
-
Interpretação de Textos para Concursos: 7 Dicas p/ nunca mais errar questões (comprovado) http://www.youtube.com/watch?v=-bTMKe6B-sc
-
INTERPRETAÇÃO E COMPREENSÃO DE TEXTOS - com EXERCÍCIOS - Profa. Pamba http://www.youtube.com/watch?v=W3XrpIRTgzA
Material para Concurso: Interpretação de Texto
1 - Resumo
A interpretação de texto é a habilidade de compreender integralmente uma mensagem escrita, indo além da decodificação das palavras. Envolve identificar a ideia principal, as ideias secundárias, as relações entre elas, as inferências possíveis, o propósito do autor, o público-alvo e o contexto em que o texto foi produzido. Para uma interpretação eficaz, é crucial desenvolver o senso crítico, a capacidade de análise e a atenção aos detalhes linguísticos e estruturais do texto.
Os principais aspectos a serem considerados na interpretação de texto incluem:
-
Vocabulário: Compreensão do significado das palavras, incluindo sinônimos, antônimos e conotações.
-
Gramática e Sintaxe: Entendimento da estrutura das frases e das relações gramaticais entre as palavras.
-
Coesão e Coerência: Identificação dos mecanismos que ligam as partes do texto (coesão) e da lógica e sentido global (coerência).
-
Inferências: Capacidade de deduzir informações implícitas no texto.
-
Intertextualidade: Reconhecimento de referências a outros textos.
-
Contexto: Consideração do momento histórico, social e cultural em que o texto foi produzido.
-
Propósito do Autor: Identificação da intenção comunicativa do escritor.
-
Público-Alvo: Compreensão para quem o texto foi escrito.
Dominar a interpretação de texto é fundamental para diversas áreas do conhecimento e, especialmente, para o sucesso em concursos públicos, nos quais essa habilidade é frequentemente avaliada.
2 - VISÃO GERAL: Desvendando os Segredos da Interpretação de Texto
Olá, concurseiros! Sejam bem-vindos à nossa aula sobre interpretação de texto, uma habilidade essencial para o sucesso de vocês. Hoje, vamos mergulhar nas estratégias e técnicas que farão com que vocês dominem qualquer texto que aparecer pela frente.
O que é Interpretar?
Interpretar vai muito além de simplesmente ler as palavras. É como ser um detetive do texto, buscando pistas e conexões para entender a mensagem completa que o autor quer transmitir. Envolve não apenas o que está escrito (a literalidade), mas também o que está nas entrelinhas, as inferências que podemos fazer.
Pilares da Interpretação:
-
Leitura Atenta e Crítica: A primeira leitura deve ser para ter uma visão geral do assunto. A segunda leitura deve ser mais focada, grifando palavras-chave, identificando a ideia principal de cada parágrafo e questionando o que está sendo dito. Não aceitem tudo passivamente, analisem o argumento do autor.
-
Vocabulário: Um vocabulário rico é uma ferramenta poderosa. Se encontrar palavras desconhecidas, tente inferir o significado pelo contexto. Anote e procure o significado depois.
-
Contextualização: Todo texto é produto de um tempo e de um lugar. Conhecer o contexto histórico, social e cultural pode iluminar o significado de certas palavras e expressões, bem como as intenções do autor.
-
Identificação da Ideia Principal e Secundárias: A ideia principal é o cerne do texto, o que o autor realmente quer comunicar. As ideias secundárias sustentam e detalham a principal, oferecendo exemplos, explicações e argumentos.
-
Coesão e Coerência Textual:
-
Coesão: São os "elos" que ligam as frases e os parágrafos, como os conectivos (mas, porém, contudo, etc.), os pronomes e as repetições de palavras. Prestar atenção nesses elementos ajuda a entender o fluxo do pensamento do autor.
-
Coerência: É o sentido lógico do texto. As ideias apresentadas precisam fazer sentido entre si e com a realidade. Um texto pode ter coesão, mas não coerência, e vice-versa.
-
-
Inferências: Muitas vezes, a mensagem não está explícita. Precisamos "ler nas entrelinhas", usando as informações do texto e nosso conhecimento de mundo para chegar a conclusões lógicas. Cuidado com inferências que não têm base no texto!
-
Propósito do Autor e Público-Alvo: Por que o autor escreveu esse texto? Qual o objetivo dele? Para quem ele está escrevendo? A resposta a essas perguntas ajuda a entender o tom, a linguagem e os argumentos utilizados.
-
Estratégias de Leitura:
-
Skimming: Leitura rápida para ter uma visão geral.
-
Scanning: Leitura direcionada para encontrar informações específicas.
-
Leitura Detalhada: Leitura cuidadosa para compreender todas as nuances.
Dicas para Concursos:
-
Leia atentamente o enunciado da questão. Ele pode dar pistas importantes sobre o que se espera na resposta.
-
Volte ao texto quantas vezes for necessário para confirmar suas interpretações.
-
Elimine as alternativas que claramente contradizem o texto ou que apresentam informações não presentes nele.
-
Cuidado com as generalizações excessivas e as opiniões pessoais que não se baseiam no texto.
-
Pratique com diferentes tipos de texto (notícias, artigos de opinião, contos, poemas, etc.).
Lembrem-se, a interpretação de texto é uma habilidade que se aprimora com a prática constante. Dediquem tempo para ler e analisar diferentes textos, e vocês estarão cada vez mais preparados para os desafios dos concursos!
3 - MAPA MENTAL
Snippet de código
mindmap
root((Interpretação de Texto))
Leitura Atenta e Crítica
Grifar Palavras-Chave
Identificar Ideia Principal
Questionar o Texto
Vocabulário
Significado das Palavras
Sinônimos e Antônimos
Conotação e Denotação
Contextualização
Histórico
Social
Cultural
Ideia Principal
Ideias Secundárias
Exemplos
Explicações
Argumentos
Coesão Textual
Conectivos
Pronomes
Repetição
Coerência Textual
Lógica das Ideias
Sentido Global
Inferências
Leitura nas Entrelinhas
Base no Texto
Propósito do Autor
Intenção Comunicativa
Público-Alvo
Para Quem se Escreve?
Estratégias de Leitura
Skimming
Scanning
Leitura Detalhada
Dicas para Concursos
Atenção ao Enunciado
Voltar ao Texto
Eliminar Contradições
Evitar Generalizações
Basear-se no Texto
Praticar Diversos Textos
4 - 10 FLASHCARDS:
Frente: O que é interpretação de texto?
Verso: A habilidade de compreender integralmente uma mensagem escrita, indo além da decodificação das palavras.
Frente: Qual a importância do vocabulário na interpretação?
Verso: Um vocabulário rico facilita a compreensão do significado das palavras e suas nuances.
Frente: O que são coesão e coerência textuais?
Verso: Coesão são os elementos que ligam as partes do texto; coerência é o sentido lógico global.
Frente: O que são inferências em um texto?
Verso: Informações implícitas que podem ser deduzidas a partir do que está escrito.
Frente: Por que o contexto é importante na interpretação?
Verso: Ajuda a entender o significado de palavras e expressões dentro de um determinado tempo e lugar.
Frente: Qual o papel da ideia principal em um texto?
Verso: É o cerne da mensagem, o que o autor realmente quer comunicar.
Frente: O que devemos considerar sobre o propósito do autor?
Verso: Sua intenção comunicativa ao escrever o texto.
Frente: Qual a importância de uma leitura crítica?
Verso: Permite analisar o argumento do autor e não aceitar tudo passivamente.
Frente: O que significa "ler nas entrelinhas"?
Verso: Identificar as informações implícitas, as inferências possíveis.
Frente: Qual a primeira dica para interpretar um texto em concursos?
Verso: Ler atentamente o enunciado da questão.
5 - 10 QUESTÕES, COM RESPOSTAS
Questão 1: (FGV) "A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele."
A partir da citação de Paulo Freire, é correto afirmar que:
a) A leitura da palavra é mais importante que a leitura do mundo.
b) A leitura do mundo e a leitura da palavra são processos independentes.
c) A compreensão do mundo é fundamental para a interpretação da linguagem escrita.
d) A leitura da palavra deve ser feita antes da leitura do mundo.
e) Apenas a leitura da palavra garante a compreensão da realidade.
Resposta: c) A compreensão do mundo é fundamental para a interpretação da linguagem escrita. (A citação enfatiza que nossa experiência e compreensão do mundo influenciam diretamente a forma como interpretamos a linguagem escrita.)
Questão 2: (CESPE/CEBRASPE) Considere o seguinte trecho: "A globalização econômica, embora promova a integração de mercados, também acentua as desigualdades sociais em muitos países."
Nesse trecho, a conjunção "embora" expressa uma relação de:
a) Adição.
b) Conclusão.
c) Explicação.
d) Oposição.
e) Condição.
Resposta: d) Oposição. (A conjunção "embora" introduz uma ideia que contrasta com a primeira parte da frase.)
Questão 3: (ENEM) Em qual das passagens abaixo a linguagem é utilizada em sentido figurado?
a) "O livro custa dez reais."
b) "A rua estava deserta naquela noite."
c) "Seus olhos eram dois oceanos azuis."
d) "Ele entregou o relatório ao chefe."
e) "A temperatura ambiente estava agradável."
Resposta: c) "Seus olhos eram dois oceanos azuis." (Há uma comparação implícita, atribuindo aos olhos a vastidão e a cor do oceano.)
Questão 4: (FCC) "Não obstante a chuva intensa, compareceram ao evento."
A expressão "Não obstante" poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por:
a) Porquanto. b) Todavia. c) Portanto. d) A fim de que. e) Visto que.
Resposta: b) Todavia. (Ambas as expressões indicam uma ideia de contraste ou concessão.)
Questão 5: (VUNESP) Leia o trecho: "A tecnologia avançou muito, contudo, nem todos têm acesso a ela."
O conectivo destacado estabelece uma relação de:
a) Causa.
b) Consequência.
c) Adição.
d) Oposição.
e) Finalidade.
Resposta: d) Oposição. (O "contudo" introduz uma ideia que se opõe ao avanço da tecnologia.)
Questão 6: (IBFC) Identifique a ideia principal do seguinte parágrafo: "A preservação ambiental é crucial para garantir um futuro sustentável. A destruição de florestas e a poluição de rios e oceanos ameaçam a biodiversidade e a qualidade de vida das futuras gerações. Medidas urgentes são necessárias para reverter esse quadro."
a) A destruição de florestas é o maior problema ambiental.
b) A poluição dos rios e oceanos afeta a vida marinha.
c) A preservação ambiental é essencial para um futuro sustentável.
d) As futuras gerações sofrerão com a falta de recursos naturais.
e) Medidas urgentes devem ser tomadas para evitar a poluição.
Resposta: c) A preservação ambiental é essencial para um futuro sustentável. (Essa frase resume o tema central do parágrafo.)
Questão 7: (CONSULPLAN) No trecho: "Se você estudar com dedicação, certamente será aprovado.", o termo "se" introduz uma oração que expressa:
a) Certeza.
b) Dúvida.
c) Condição.
d) Conclusão.
e) Explicação.
Resposta: c) Condição. (O estudo dedicado é a condição para a aprovação.)
Questão 8: (ESAF) Qual das alternativas apresenta uma inferência possível a partir da frase: "O silêncio na sala era ensurdecedor."?
a) Havia muito barulho na sala.
b) As pessoas estavam conversando animadamente.
c) A tensão era palpável no ambiente.
d) Ninguém estava presente na sala.
e) A sala era pequena e abafada.
Resposta: c) A tensão era palpável no ambiente. (Um silêncio "ensurdecedor" sugere um clima de tensão ou expectativa.)
Questão 9: (COPEVE/UFAL) Leia: "Aquele filme foi um sucesso de bilheteria, mas a crítica especializada não o elogiou."
A palavra "mas" estabelece uma relação de:
a) Adição.
b) Conclusão.
c) Explicação.
d) Oposição.
e) Alternância.
Resposta: d) Oposição. (Contrasta o sucesso de público com a avaliação negativa da crítica.)
Questão 10: (FUNCAB) Em qual das frases abaixo há uma ambiguidade?
a) O carro do professor quebrou na estrada.
b) Ele viu o acidente da janela.
c) A menina vendia flores na praça.
d) O cachorro mordeu o carteiro bravo.
e) Ela comprou um livro novo ontem.
Resposta:
-
1 - c)
-
2 - d)
-
3 - c)
-
4 - b)
-
5 - d)
-
6 - c)
-
7 - c)
-
8 - c)
-
9 - d)
-
10 - d)
😊