VÍDEOS:
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Funções da palavra "QUE" http://www.youtube.com/watch?v=CYDYseiY_1E
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FUNÇÕES DA PARTÍCULA "QUE": NUNCA MAIS ERRE - Profa. Pamba http://www.youtube.com/watch?v=WRXe4vGIHbY
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A PALAVRA "QUE" (usos e funções) || Prof. Letícia Góes http://www.youtube.com/watch?v=dpCmkvMuBZI
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Uso da palavra QUE [Prof Noslen] http://www.youtube.com/watch?v=nr5HLdP2bWc
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Funções do QUÊ e do SE http://www.youtube.com/watch?v=Gqrcpc_xWKI
Aula 14 - Material para Concurso (Nível Superior): Funções do "que"
1 - Resumo
A palavra "que" é um dos vocábulos mais versáteis da língua portuguesa, desempenhando diversas funções gramaticais. Identificar corretamente essas funções é fundamental para a análise sintática e a interpretação textual. As principais funções do "que" são:
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Pronome Relativo: Substitui um termo anterior (antecedente) e introduz uma oração subordinada adjetiva. Pode ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais", "as quais" (quando não preposicionado) ou suas formas preposicionadas ("do qual", "ao qual", etc.).
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Exemplo: O livro que li é interessante. (O qual li).
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Conjunção Subordinada Integrante: Introduz orações subordinadas substantivas, completando o sentido de um verbo, nome ou advérbio da oração principal. Pode ser substituído por "isso".
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Exemplo: Ele disse que viria. (Ele disse isso).
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Conjunção Subordinada Causal: Introduz orações subordinadas adverbiais causais, indicando a causa ou o motivo da ação da oração principal. Pode ser substituído por "porque", "já que", "visto que".
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Exemplo: Não fui à festa que estava doente. (Porque estava doente).
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Conjunção Subordinada Consecutiva: Introduz orações subordinadas adverbiais consecutivas, expressando a consequência ou o efeito da intensidade expressa na oração principal (geralmente precedida de "tão", "tanto", "tal").
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Exemplo: Ele gritou tanto que ficou rouco.
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Conjunção Subordinada Comparativa: Introduz o segundo termo de uma comparação, após as palavras "mais... que", "menos... que", "tão... que", "tal... qual".
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Exemplo: Ele é mais alto que o irmão.
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Conjunção Subordinada Final: Introduz orações subordinadas adverbiais finais, indicando a finalidade ou o objetivo da ação da oração principal. Pode ser substituído por "para que", "a fim de que".
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Exemplo: Estude para que passe no concurso.
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Conjunção Subordinada Temporal: Introduz orações subordinadas adverbiais temporais, indicando o tempo em que ocorre a ação da oração principal (embora menos comum, pode ocorrer).
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Exemplo: Mal chegou que começou a chover. (Assim que chegou).
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Partícula Expletiva (ou de realce): Não possui função sintática essencial, apenas intensifica ou realça o sentido de um verbo ou expressão.
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Exemplo: Que me importa o que ele pensa? (Realça a indiferença).
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Advérbio Interrogativo: Usado em perguntas diretas ou indiretas, indicando "por que" ou "como".
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Exemplo: Que fazes aqui? (Por que ou como fazes aqui?).
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Preposição: Em algumas locuções prepositivas (embora raro na norma culta em início de frase).
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Exemplo: Que nem (= como) um raio.
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Identificar a função do "que" requer análise do contexto sintático e semântico em que ele aparece.
2 - Aula: Desvendando os Múltiplos Papéis do "que" para Concursos
Prezados candidatos, sejam bem-vindos à nossa exploração das diversas funções da palavra "que" na língua portuguesa, um tópico essencial para o sucesso em concursos de nível superior. A versatilidade do "que" exige atenção e análise cuidadosa para sua correta identificação.
1. "Que" como Pronome Relativo:
O "que" atua como pronome relativo quando substitui um substantivo ou pronome (seu antecedente) e introduz uma oração subordinada adjetiva, que qualifica esse antecedente.
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Exemplo: O livro que você me emprestou é ótimo.
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Análise: "que" substitui "o livro" (antecedente) e introduz a oração "que você me emprestou", que qualifica "o livro". Pode ser substituído por "o qual".
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Exemplo: As pessoas que estudam são aprovadas.
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Análise: "que" substitui "as pessoas" e introduz a oração "que estudam". Pode ser substituído por "as quais".
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Observação: Quando preposicionado, o pronome relativo "que" geralmente vem acompanhado de preposição monossilábica (a, de, em, por, com) e assume a forma "a que", "de que", "em que", "por que", "com que".
2. "Que" como Conjunção Subordinada Integrante:
O "que" é conjunção subordinada integrante quando introduz uma oração subordinada substantiva, que funciona como um termo essencial da oração principal (sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo do sujeito, aposto).
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Exemplo: Ele disse que viria amanhã. (Oração subordinada substantiva objetiva direta, funciona como objeto direto do verbo "disse"). Pode ser substituído por "isso": Ele disse isso.
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Exemplo: É importante que você estude. (Oração subordinada substantiva subjetiva, funciona como sujeito do verbo "é"). Pode ser substituído por "isso": Isso é importante.
3. "Que" como Conjunção Subordinada Causal:
O "que" introduz uma oração subordinada adverbial causal, indicando a causa ou o motivo da ação expressa na oração principal.
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Exemplo: Não fui ao cinema que estava chovendo. (Equivalente a "porque estava chovendo").
4. "Que" como Conjunção Subordinada Consecutiva:
O "que" introduz uma oração subordinada adverbial consecutiva, expressando a consequência de algo intensificado na oração principal por palavras como "tão", "tanto", "tal".
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Exemplo: Ele gritou tão alto que acordou os vizinhos.
5. "Que" como Conjunção Subordinada Comparativa:
O "que" é usado para estabelecer comparações, seguindo palavras como "mais", "menos", "tão", "tal".
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Exemplo: Ele é mais inteligente que o irmão.
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Exemplo: Ela é tão dedicada que todos a admiram.
6. "Que" como Conjunção Subordinada Final:
O "que" introduz uma oração subordinada adverbial final, expressando a finalidade ou o objetivo da ação principal. Geralmente vem acompanhado de um verbo no subjuntivo e pode ser substituído por "para que" ou "a fim de que".
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Exemplo: Estude para que você seja aprovado.
7. "Que" como Conjunção Subordinada Temporal:
Embora menos comum, o "que" pode introduzir orações temporais, especialmente em locuções como "mal... que", "assim que", "logo que".
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Exemplo: Mal ele chegou que a reunião começou. (Assim que ele chegou).
8. "Que" como Partícula Expletiva (ou de Realce):
O "que" pode aparecer sem uma função sintática essencial, apenas para enfatizar ou realçar uma expressão, muitas vezes com verbos de sentimento ou em exclamações.
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Exemplo: Que me importa o que digam? (Realça a indiferença).
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Exemplo: Que dia lindo! (Expressa exclamação).
9. "Que" como Advérbio Interrogativo:
No início de frases interrogativas (diretas ou indiretas), "que" pode ter valor de "por que" ou "como".
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Exemplo: Que aconteceu? (Por que aconteceu? / Como aconteceu?).
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Exemplo: Ele perguntou que fazíamos ali. (Por que fazíamos ali? / Como fazíamos ali?).
10. "Que" como Preposição:
Em algumas expressões informais ou arcaicas, "que" pode ter valor de preposição ("como"). Na norma culta, isso é raro em início de frase.
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Exemplo: Que nem (= como) um raio ele surgiu.
Estratégias para Identificar a Função do "que":
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Substituição: Tente substituir o "que" pelos seus equivalentes (o qual, isso, porque, para que, etc.).
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Análise da Oração Introduzida: Verifique a função sintática da oração que o "que" introduz (adjetiva, substantiva, adverbial).
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Verbo da Oração Introduzida: O modo verbal (indicativo ou subjuntivo) pode dar pistas sobre a função do "que" (final, integrante).
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Termo Antecedente: Se houver um termo anterior ao "que" ao qual ele se refere, é provavelmente um pronome relativo.
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Palavras Precedentes: Palavras como "tão", "tanto", "tal" antes da oração introduzida pelo "que" podem indicar uma conjunção consecutiva ou comparativa.
Dominar as múltiplas funções do "que" é um passo fundamental para a compreensão aprofundada da sintaxe e da semântica da língua portuguesa, essencial para o sucesso em concursos de nível superior.
3 - Mapa Mental
Snippet de código
mindmap
root(("que"))
Pronome Relativo
Substitui antecedente
Oração subordinada adjetiva
Substituível por "o qual"
Conjunção Subordinada Integrante
Oração subordinada substantiva
Substituível por "isso"
Conjunção Subordinada Causal
Oração subordinada adverbial causal
Substituível por "porque"
Conjunção Subordinada Consecutiva
Oração subordinada adverbial consecutiva (após "tão", "tanto", "tal")
Conjunção Subordinada Comparativa
Segundo termo da comparação (após "mais", "menos", "tão", "tal")
Conjunção Subordinada Final
Oração subordinada adverbial final ("para que")
Conjunção Subordinada Temporal
Oração subordinada adverbial temporal ("assim que")
Partícula Expletiva (Realce)
Sem função sintática essencial
Intensifica
Advérbio Interrogativo
Em perguntas ("por que", "como")
Preposição
Em locuções (raro na norma culta inicial)
4 - 10 Flashcards
Frente: Quando "que" substitui um termo anterior e introduz uma oração adjetiva, qual sua função? Verso: Pronome Relativo.
Frente: Em "Ele disse que viria", qual a função do "que"? Verso: Conjunção Subordinada Integrante.
Frente: Quando "que" introduz uma oração que indica a causa, qual sua função? Verso: Conjunção Subordinada Causal.
Frente: Em "Ele gritou tanto que ficou rouco", qual a função do "que"? Verso: Conjunção Subordinada Consecutiva.
Frente: Quando "que" é usado para comparar, após "mais", "menos", "tão", qual sua função? Verso: Conjunção Subordinada Comparativa.
Frente: Em "Estude para que passe", qual a função do "que"? Verso: Conjunção Subordinada Final.
Frente: Em "Que me importa?", qual a função do "que"? Verso: Partícula Expletiva (ou de realce).
Frente: Em "Que fazes aqui?", qual a função do "que"? Verso: Advérbio Interrogativo.
Frente: Como identificar o "que" como pronome relativo? Verso: Pode ser substituído por "o qual", "a qual", etc., e tem um antecedente.
Frente: Como identificar o "que" como conjunção integrante? Verso: Introduz uma oração que funciona como termo essencial da oração principal e pode ser substituído por "isso".
5 - 10 Questões (Respostas ao final)
Questão 1: Assinale a alternativa em que o "que" funciona como pronome relativo: a) É fundamental que todos participem. b) O livro que comprei é muito bom. c) Não fui à aula que estava doente. d) Ele falou tão baixo que ninguém ouviu. e) Que dia maravilhoso!
Questão 2: Em qual frase o "que" é conjunção subordinada integrante? a) A prova que fiz foi difícil. b) Ele disse que não viria hoje. c) Choveu tanto que a rua alagou. d) Mais vale um pássaro na mão que dois voando. e) Estude para que consiga o emprego.
Questão 3: Assinale a alternativa em que o "que" é conjunção subordinada causal: a) Ele é mais esperto que o colega. b) Avisei-o que a reunião seria tarde. c) Não fui ao trabalho que perdi o ônibus. d) Ele gritou tanto que perdeu a voz. e) Que belo quadro!
Questão 4: Em qual frase o "que" é conjunção subordinada consecutiva? a) O filme que vimos era emocionante. b) Ele queria que todos soubessem a verdade. c) Nevou tanto que as estradas ficaram bloqueadas. d) Para que todos entendam, falarei devagar. e) Assim que ele chegou, avisamos.
Questão 5: Assinale a alternativa em que o "que" é conjunção subordinada comparativa: a) Espero que você esteja bem. b) A cidade que visitamos era linda. c) Ele é tão inteligente quanto o irmão, que é estudioso. d) Ele estudou muito para que fosse aprovado. e) Que surpresa agradável!
Questão 6: Em qual frase o "que" é conjunção subordinada final? a) O caminho que escolhemos era o mais curto. b) É importante que todos se conscientizem. c) Ele se esforçou para que alcançasse seus objetivos. d) Ele falava tão rápido que não entendíamos. e) Mal ele chegou que começou a chover.
Questão 7: Assinale a alternativa em que o "que" é partícula expletiva (ou de realce): a) O carro que ele comprou é novo. b) Ele sabia que seria difícil. c) Que me dizes agora? d) Ele estudou porque queria passar. e) Mais alto que as nuvens.
Questão 8: Em qual frase o "que" é advérbio interrogativo? a) O livro que está na mesa é meu. b) Ele perguntou que horas eram. c) Choveu tanto que não pudemos sair. d) Para que serve tanta pressa? e) Assim que o sol nasceu, fomos à praia.
Questão 9: Identifique a função do "que" na frase: "A casa em que moro é antiga." a) Conjunção subordinada integrante b) Pronome relativo c) Conjunção subordinada adverbial d) Partícula expletiva e) Advérbio interrogativo
Questão 10: Assinale a alternativa em que a função do "que" está incorretamente identificada: a) O filme que vi era ótimo. (Pronome relativo) b) Ele disse que estava cansado. (Conjunção subordinada integrante) c) Não fui à festa que estava sem carro. (Conjunção subordinada causal) d) Ele correu tanto que se machucou. (Conjunção subordinada final) e) Que dia feliz! (Partícula expletiva)
Respostas das 10 questões:
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b) O livro que comprei é muito bom.
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b) Ele disse que não viria hoje.
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c) Não fui ao trabalho que perdi o ônibus.
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c) Nevou tanto que as estradas ficaram bloqueadas.
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c) Ele é tão inteligente quanto o irmão, que é estudioso.
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c) Ele se esforçou para que alcançasse seus objetivos.
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c) Que me dizes agora?
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b) Ele perguntou que horas eram.
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b) Pronome relativo
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d) Ele correu tanto que se machucou. (Correto: Conjunção subordinada consecutiva)