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PORTUGUÊS PARA CONCURSO

ORAÇÕES 

COORDENADAS

E

ORAÇÕES 

SUBORDINADAS

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Aula 13 - ORAÇÕES CORRDENADAS E ORAÇÕES SUBORDINADAS

VÍDEOS:

Aula 13 - Material para Concurso (Nível Superior): Orações Coordenadas e Subordinadas

1 - Resumo

As orações são conjuntos de palavras que se organizam em torno de um verbo ou locução verbal e possuem sentido completo. As orações em um período composto podem ser coordenadas ou subordinadas, dependendo da relação sintática estabelecida entre elas.

Orações Coordenadas: São independentes sintaticamente, ou seja, nenhuma exerce função sintática sobre a outra. São ligadas por conjunções coordenativas ou justapostas (sem conectivo).

  • Coordenadas Sindéticas: Ligadas por conjunções coordenativas.

    • Aditivas: Expressam adição, soma (e, nem, também, mas também).

    • Adversativas: Expressam contraste, oposição (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto).

    • Alternativas: Expressam alternância, escolha (ou, ou... ou, quer... quer, seja... seja).

    • Conclusivas: Expressam conclusão, consequência (logo, portanto, por isso, assim, destarte, por conseguinte).

    • Explicativas: Expressam explicação, motivo (que, porque, pois, porquanto).

  • Coordenadas Assindéticas: Não são ligadas por conjunções, mas por sinais de pontuação (vírgula, ponto e vírgula).

Orações Subordinadas: São dependentes sintaticamente da oração principal, exercendo sobre ela alguma função sintática (sujeito, objeto, adjunto, etc.). São introduzidas por conjunções subordinadas ou pronomes relativos.

  • Subordinadas Substantivas: Desempenham as funções típicas de um substantivo. Introduzidas por conjunções integrantes ("que", "se") ou pronomes/advérbios interrogativos (em orações subordinadas substantivas indiretas).

    • Subjetiva (função de sujeito)

    • Objetiva Direta (função de objeto direto)

    • Objetiva Indireta (função de objeto indireto)

    • Completiva Nominal (função de complemento nominal)

    • Predicativa (função de predicativo do sujeito)  

    • Apositiva (função de aposto)  

  • Subordinadas Adjetivas: Desempenham a função de adjunto adnominal, qualificando um substantivo da oração principal. Introduzidas por pronomes relativos ("que", "quem", "qual", "cujo", "quanto").

    • Restritiva (restringe o sentido do antecedente, sem vírgula)

    • Explicativa (acrescenta uma qualidade ao antecedente, com vírgula)

  • Subordinadas Adverbiais: Desempenham a função de adjunto adverbial, indicando circunstâncias da ação verbal da oração principal. Introduzidas por conjunções subordinadas adverbiais.

    • Causal (porque, já que, como, visto que)

    • Comparativa (como, assim como, tal qual, mais... que, menos... que)

    • Condicional (se, caso, contanto que, desde que)

    • Conformativa (conforme, como, segundo, consoante)

    • Concessiva (embora, conquanto, ainda que, mesmo que, apesar de que)

    • Consecutiva (que [precedido de tão, tanto, tal], de modo que, de forma que)

    • Final (para que, a fim de que, que)

    • Temporal (quando, enquanto, logo que, assim que, antes que, depois que, sempre que)

    • Proporcional (à medida que, à proporção que, quanto mais... tanto mais)

Compreender a distinção e a classificação das orações coordenadas e subordinadas é essencial para a análise sintática e a interpretação de períodos compostos.

2 - Aula: A Arquitetura da Frase Complexa: Orações Coordenadas e Subordinadas para Concursos

Prezados candidatos, sejam bem-vindos à nossa exploração da sintaxe do período composto, onde as orações se unem para expressar ideias complexas. Dominar a classificação e a função das orações coordenadas e subordinadas é crucial para o sucesso em concursos de nível superior.

1. Orações Coordenadas: A Independência Sintática

As orações coordenadas são como blocos de construção independentes, ligados por conectivos (conjunções) ou por simples justaposição (pontuação).

  • Coordenadas Sindéticas: A ligação é explícita, feita por conjunções que indicam a relação de sentido entre as orações.

    • Aditivas: Acrescentam informação. Exemplo: Ele estudou e foi aprovado.

    • Adversativas: Expressam contraste. Exemplo: Ele estudou, mas não foi aprovado.

    • Alternativas: Apresentam opções. Exemplo: Ou você estuda, ou não será aprovado.

    • Conclusivas: Introduzem uma conclusão. Exemplo: Ele estudou muito, logo será aprovado.

    • Explicativas: Justificam a oração anterior. Exemplo: Ele não foi à festa, porque estava doente.

  • Coordenadas Assindéticas: A ligação é implícita, marcada pela pontuação. A relação de sentido é inferida pelo contexto.

    • Exemplo: Cheguei, vi, venci. (Adição e sequência de ações).

    • Exemplo: O dia estava lindo; a praia convidava. (Explicação ou causa e consequência).

2. Orações Subordinadas: A Dependência Sintática

As orações subordinadas dependem sintaticamente da oração principal, funcionando como um termo essencial dela. São introduzidas por conjunções subordinadas ou pronomes relativos.

  • Subordinadas Substantivas: Desempenham funções típicas de substantivos.

    • Subjetiva: Funciona como sujeito da principal. Exemplo: É fundamental que você estude. ("que você estude" é o sujeito de "É fundamental").

    • Objetiva Direta: Funciona como objeto direto do verbo da principal. Exemplo: Ele disse que viria. ("que viria" é o objeto direto de "disse").

    • Objetiva Indireta: Funciona como objeto indireto do verbo da principal (com preposição). Exemplo: Ele precisa de que o ajudem. ("de que o ajudem" é o objeto indireto de "precisa").

    • Completiva Nominal: Completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo, advérbio) da principal (com preposição). Exemplo: Tenho certeza de que ele virá. ("de que ele virá" completa o sentido de "certeza").

    • Predicativa: Funciona como predicativo do sujeito da principal (após verbo de ligação). Exemplo: O importante é que você se esforce. ("que você se esforce" é o predicativo do sujeito "O importante").

    • Apositiva: Funciona como aposto de um termo da principal. Exemplo: Só desejo uma coisa: que você seja feliz. ("que você seja feliz" é o aposto de "uma coisa").

  • Subordinadas Adjetivas: Funcionam como adjunto adnominal, qualificando um substantivo da principal.

    • Restritiva: Restringe o sentido do antecedente, não vem entre vírgulas. Exemplo: Os alunos que estudam são aprovados. (Apenas os alunos que estudam).

    • Explicativa: Acrescenta uma qualidade ao antecedente, vem entre vírgulas. Exemplo: Os alunos, que são dedicados, serão aprovados. (Todos os alunos são dedicados).

  • Subordinadas Adverbiais: Funcionam como adjunto adverbial, indicando circunstâncias da ação principal.

    • Causal: Indica a causa. Exemplo: Ele não foi à aula porque estava doente.

    • Comparativa: Estabelece comparação. Exemplo: Ele é mais alto que o irmão.

    • Condicional: Indica uma condição. Exemplo: Se chover, não irei.

    • Conformativa: Indica conformidade. Exemplo: Fiz o trabalho conforme o professor pediu.

    • Concessiva: Indica uma concessão, um obstáculo não impeditivo. Exemplo: Embora estivesse cansado, ele continuou.

    • Consecutiva: Indica uma consequência. Exemplo: Ele gritou tanto que ficou rouco.

    • Final: Indica a finalidade. Exemplo: Estude para que você passe.

    • Temporal: Indica o tempo. Exemplo: Quando cheguei, a festa já havia terminado.

    • Proporcional: Indica proporção. Exemplo: À medida que estudava, aprendia mais.

Estratégias para Identificar as Orações:

  1. Verbos: Identifique todos os verbos ou locuções verbais para determinar o número de orações.

  2. Conectivos: Analise as conjunções e os pronomes relativos para identificar a relação entre as orações (coordenação ou subordinação) e o tipo de subordinação.

  3. Função Sintática: Tente identificar a função sintática que cada oração subordinada exerce em relação à principal.

  4. Sentido: O sentido da conjunção ajuda a classificar as orações coordenadas sindéticas e as subordinadas adverbiais.

  5. Pontuação: A vírgula pode indicar orações coordenadas assindéticas ou subordinadas adjetivas explicativas.

Dominar a estrutura e a classificação das orações coordenadas e subordinadas é fundamental para a análise sintática avançada e para a interpretação precisa de textos complexos em concursos de nível superior.

3 - Mapa Mental

Snippet de código

mindmap

  root((Orações Coordenadas e Subordinadas))

    Orações Coordenadas (Independentes)

      Sindéticas (com conjunção)

        Aditivas (e, nem, também)

        Adversativas (mas, porém, contudo)

        Alternativas (ou, quer... quer)

        Conclusivas (logo, portanto)

        Explicativas (que, porque, pois)

      Assindéticas (sem conjunção, com pontuação)

    Orações Subordinadas (Dependentes)

      Substantivas (função de substantivo)

        Subjetiva (sujeito)

        Objetiva Direta (OD)

        Objetiva Indireta (OI)

        Completiva Nominal (CN)

        Predicativa (Pred. do Suj.)

        Apositiva (Aposto)

      Adjetivas (função de adjetivo)

        Restritiva (sem vírgula)

        Explicativa (com vírgula)

      Adverbiais (função de advérbio - circunstância)

        Causal (causa)

        Comparativa (comparação)

        Condicional (condição)

        Conformativa (conformidade)

        Concessiva (concessão)

        Consecutiva (consequência)

        Final (finalidade)

        Temporal (tempo)

        Proporcional (proporção)

4 - 10 Flashcards

Frente: O que são orações coordenadas? Verso: Orações independentes sintaticamente, ligadas por conjunções ou justapostas.

Frente: Quais são os cinco tipos de orações coordenadas sindéticas? Verso: Aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.

Frente: O que são orações subordinadas? Verso: Orações dependentes sintaticamente da principal, exercendo função sintática sobre ela.

Frente: Quais são os três grandes grupos de orações subordinadas? Verso: Substantivas, adjetivas e adverbiais.

Frente: Uma oração subordinada adjetiva restritiva vem separada por vírgulas? Verso: Não.

Frente: Qual conjunção tipicamente introduz uma oração subordinada substantiva integrante? Verso: "que" ou "se".

Frente: Uma oração subordinada adverbial temporal indica qual circunstância? Verso: Tempo.

Frente: Qual a função sintática de uma oração subordinada substantiva objetiva direta? Verso: Objeto direto do verbo da oração principal.

Frente: Uma oração coordenada assindética é ligada por conjunção? Verso: Não, é ligada por sinais de pontuação.

Frente: Qual pronome relativo introduz orações subordinadas adjetivas? Verso: que, quem, qual, cujo, quanto.

5 - 10 Questões (Respostas ao final)

Questão 1: Assinale a alternativa em que há uma oração coordenada sindética adversativa: a) Ele estudou e passou no concurso. b) Ele estudou, mas não passou no concurso. c) Ou ele estuda, ou não será aprovado. d) Ele estudou muito, logo será aprovado. e) Ele não foi à aula porque estava doente.

Questão 2: Em qual frase a oração destacada é subordinada substantiva subjetiva? a) Ele disse que viria amanhã. b) É importante que você se dedique. c) Preciso de que me ajudem. d) Tenho certeza de que ele é honesto. e) Meu desejo é que todos sejam felizes.

Questão 3: Assinale a alternativa em que a oração destacada é subordinada adjetiva restritiva: a) Os alunos, que são inteligentes, foram aprovados. b) O livro que você me emprestou é ótimo. c) A cidade, que é maravilhosa, encanta a todos. d) Meu amigo, que é médico, mora longe. e) As flores, que são perfumadas, alegram o ambiente.

Questão 4: Em qual frase a oração destacada é subordinada adverbial causal? a) Ele estudou para que fosse aprovado. b) Se chover, não iremos ao parque. c) Ele não foi à festa porque estava doente. d) Ele gritou tanto que ficou rouco. e) Quando cheguei, a reunião já havia começado.

Questão 5: Assinale a alternativa em que há uma oração coordenada assindética: a) Ele cantou e dançou a noite toda. b) Ele cantou, mas ninguém o ouviu. c) Ele cantou, dançou, alegrou a festa. d) Ou ele canta, ou ele dança. e) Ele cantou, logo todos se animaram.

Questão 6: Em qual frase a oração destacada é subordinada substantiva objetiva direta? a) É fundamental que todos participem. b) Ele queria que todos soubessem a verdade. c) Ele precisava de que o ajudassem. d) Ele tinha certeza de que venceria. e) Seu medo era que chovesse.

Questão 7: Assinale a alternativa em que a oração destacada é subordinada adjetiva explicativa: a) O homem que trabalha merece respeito. b) A Terra, que gira em torno do Sol, é um planeta. c) O carro que comprei é novo. d) A casa que ele construiu é grande. e) O livro que li era interessante.

Questão 8: Em qual frase a oração destacada é subordinada adverbial final? a) Como choveu muito, a rua alagou. b) Ele estudou para que fosse aprovado. c) Se você vier, ficarei feliz. d) Ele era tão inteligente que todos o admiravam. e) Quando o sol nasceu, fomos à praia.

Questão 9: Identifique a classificação da oração destacada: "Ele estudou muito, portanto será aprovado." a) Coordenada sindética aditiva b) Coordenada sindética adversativa c) Coordenada sindética alternativa d) Coordenada sindética conclusiva e) Coordenada sindética explicativa  

Questão 10: Assinale a alternativa em que a classificação da oração subordinada substantiva está INCORRETA: a) É necessário que você compareça. (Subjetiva) b) Ele perguntou se eu iria. (Objetiva direta) c) Ele precisa de que o apoiem. (Objetiva indireta) d) Tenho certeza que ele é honesto. (Completiva nominal) e) Meu desejo é que você seja feliz. (Predicativa)

Respostas das 10 questões:

  1. b) Ele estudou, mas não passou no concurso.

  2. b) É importante que você se dedique.

  3. b) O livro que você me emprestou é ótimo.

  4. c) Ele não foi à festa porque estava doente.

  5. c) Ele cantou, dançou, alegrou a festa.

  6. b) Ele queria que todos soubessem a verdade.

  7. b) A Terra, que gira em torno do Sol, é um planeta.

  8. b) Ele estudou para que fosse aprovado.

  9. d) Coordenada sindética conclusiva

  10. e) Meu desejo é que você seja feliz. (Correto: Subordinada substantiva predicativa)

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