VÍDEOS:
-
CLASSES DE PALAVRAS: Quais são as Classes Gramaticais? Aprenda Passo a Passo http://www.youtube.com/watch?v=CG0F824bI-Y
-
Classes de palavras || Português para Concursos http://www.youtube.com/watch?v=MVsC4iP1FvA
-
Classe de Palavras [Prof Noslen] http://www.youtube.com/watch?v=s8a6eXncWY8
-
Português para Concursos: Aprenda Como entender Classes Gramaticais http://www.youtube.com/watch?v=UapQ2tw98Ak
-
CLASSES GRAMATICAIS: Guia COMPLETO para Você Aprender as Classes de Palavras http://www.youtube.com/watch?v=-T_BKoDFkZ8
Aula 11 - Material para Concurso (Nível Superior): Classes de Palavras
1 - Resumo
As classes de palavras, também chamadas de classes gramaticais ou categorias léxicas, agrupam as palavras de acordo com sua natureza, função e flexão na língua portuguesa. São dez classes, divididas em variáveis (que sofrem flexão em gênero, número, grau, tempo, modo, etc.) e invariáveis (que não sofrem flexão).
Classes Variáveis:
-
Substantivo: Nomeia seres (pessoas, animais, coisas, lugares), sentimentos, ideias, qualidades, ações, estados. Flexiona-se em gênero (masculino/feminino), número (singular/plural) e grau (aumentativo/diminutivo).
-
Verbo: Expressa ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza. Flexiona-se em modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), tempo (presente, passado, futuro), número (singular/plural), pessoa (1ª, 2ª, 3ª), voz (ativa, passiva, reflexiva) e aspecto.
-
Adjetivo: Qualifica ou caracteriza o substantivo, atribuindo-lhe uma qualidade, característica, aspecto ou estado. Flexiona-se em gênero (concordando com o substantivo), número (concordando com o substantivo) e grau (comparativo/superlativo).
-
Pronome: Substitui ou acompanha o substantivo, indicando a pessoa do discurso ou situando-o no espaço, tempo ou discurso. Vários tipos: pessoais (reto, oblíquo, de tratamento), possessivos, demonstrativos, relativos, indefinidos, interrogativos. Flexionam-se em gênero e número (alguns também em caso).
-
Numeral: Indica quantidade, ordem, fração ou multiplicação. Flexiona-se em gênero (cardinais "um/uma", ordinais e multiplicativos se referindo a substantivos femininos) e número (a partir de "dois").
Classes Invariáveis:
-
Advérbio: Modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio, indicando circunstâncias (tempo, lugar, modo, intensidade, afirmação, negação, dúvida, etc.). Não flexiona.
-
Preposição: Liga dois termos, estabelecendo entre eles uma relação de dependência e sentido. Essenciais (a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, perante, por, sem, sob, sobre, trás) e acidentais (palavras de outras classes que atuam como preposição: durante, mediante, conforme, segundo, etc.). Não flexiona.
-
Conjunção: Liga duas orações ou dois termos de mesma função sintática, estabelecendo relações de coordenação (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas) ou subordinação (causais, comparativas, condicionais, conformativas, concessivas, consecutivas, finais, proporcionais, temporais, integrantes). Não flexiona.
-
Interjeição: Expressa emoções, sentimentos, estados de espírito de forma exclamativa. Não flexiona (embora possa variar em intensidade).
-
Artigo: Acompanha o substantivo, determinando ou indeterminando seu sentido. Definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). Flexiona-se em gênero e número, concordando com o substantivo.
Dominar as classes de palavras é fundamental para a análise morfológica, sintática e semântica, sendo essencial para a interpretação e produção de textos em concursos de nível superior.
2 - Aula: Desvendando as Classes de Palavras: O Alfabeto da Gramática para Concursos
Prezados candidatos, sejam bem-vindos à nossa jornada pelo universo das classes de palavras, os blocos fundamentais que constroem a arquitetura da língua portuguesa. Em concursos de nível superior, a identificação e a compreensão das funções dessas classes são imprescindíveis para a análise textual e gramatical. Vamos explorar cada uma delas em detalhes.
Classes Variáveis: A Dança das Flexões
-
Substantivo: O Coração da Nomeação: É a palavra que dá nome a tudo o que existe ou que concebemos.
-
Tipos: Comum/Próprio, Concreto/Abstrato, Primitivo/Derivado, Simples/Composto, Coletivo.
-
Flexões: Gênero (menino/menina), Número (menino/meninos), Grau (menino/menininho/meninzinho, meninão).
-
Importância em Concursos: Identificação do núcleo do sujeito, do objeto, do complemento nominal, reconhecimento de concordância nominal.
-
-
Verbo: A Alma da Ação: Expressa ações, estados, fenômenos, desejos. É o núcleo do predicado.
-
Classificações quanto à predicação: Intransitivo, Transitivo Direto, Transitivo Indireto, Transitivo Direto e Indireto, de Ligação.
-
Flexões: Modo (Indicativo, Subjuntivo, Imperativo), Tempo (Presente, Passado, Futuro), Voz (Ativa, Passiva, Reflexiva), Pessoa e Número.
-
Importância em Concursos: Concordância verbal, regência verbal, vozes verbais, tempos e modos verbais.
-
-
Adjetivo: O Pintor das Qualidades: Atribui características aos substantivos, modificando-os.
-
Tipos: Simples/Composto, Primitivo/Derivado, Pátrio.
-
Flexões: Gênero (belo/bela), Número (belo/belos), Grau (Comparativo: superioridade, igualdade, inferioridade; Superlativo: absoluto - analítico/sintético, relativo - superioridade/inferioridade).
-
Importância em Concursos: Concordância nominal, graus do adjetivo.
-
-
Pronome: O Substituto e o Acompanhante: Substitui ou acompanha o substantivo, relacionando-o às pessoas do discurso.
-
Tipos: Pessoais (Retos, Oblíquos, de Tratamento), Possessivos, Demonstrativos, Relativos, Indefinidos, Interrogativos.
-
Flexões: Gênero (meu/minha), Número (meu/meus), Caso (eu/mim/comigo).
-
Importância em Concursos: Colocação pronominal, emprego dos pronomes, concordância verbal com pronomes de tratamento.
-
-
Numeral: A Precisão da Quantidade: Indica quantidade exata, ordem, multiplicação ou fração.
-
Tipos: Cardinais, Ordinais, Multiplicativos, Fracionários.
-
Flexões: Gênero (um/uma), Número (dois/duas).
-
Importância em Concursos: Concordância verbal e nominal com numerais.
-
Classes Invariáveis: A Firmeza da Forma
-
Advérbio: O Modificador das Circunstâncias: Modifica verbos, adjetivos ou outros advérbios, expressando circunstâncias.
-
Classificações quanto ao sentido: Lugar, Tempo, Modo, Intensidade, Afirmação, Negação, Dúvida, Causa, Finalidade, etc.
-
Grau: Comparativo (de superioridade, igualdade, inferioridade), Superlativo (absoluto - analítico/sintético, relativo - superioridade/inferioridade).
-
Importância em Concursos: Identificação de adjuntos adverbiais, graus do advérbio.
-
-
Preposição: A Ligação Essencial: Liga palavras, estabelecendo relações de sentido e dependência.
-
Tipos: Essenciais (a, de, em, por...), Acidentais (durante, conforme...).
-
Locuções Prepositivas: Mais de uma palavra com valor de preposição (abaixo de, acima de...).
-
Importância em Concursos: Regência verbal e nominal, concordância nominal (em locuções prepositivas).
-
-
Conjunção: A Conexão das Ideias: Liga orações ou termos de mesma função sintática.
-
Tipos: Coordenativas (aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas, explicativas), Subordinativas (causais, comparativas, condicionais, etc., integrantes).
-
Importância em Concursos: Análise sintática do período composto, relações de sentido entre orações.
-
-
Interjeição: A Explosão da Emoção: Expressa sentimentos e emoções de forma súbita.
-
Exemplos: Oh!, Ah!, Psiu!, Olá!, Ufa!.
-
Locuções Interjetivas: Mais de uma palavra com valor de interjeição (Meu Deus!, Ora bolas!).
-
Importância em Concursos: Interpretação de textos, reconhecimento de expressividade.
-
-
Artigo: O Determinador do Substantivo: Acompanha o substantivo, definindo ou indefinindo seu referente.
-
Tipos: Definidos (o, a, os, as), Indefinidos (um, uma, uns, umas).
-
Contração: Combinação com preposições (ao, do, no, pelo...).
-
Importância em Concursos: Concordância nominal, identificação do gênero e número do substantivo.
-
Estratégias para Concursos:
-
Identificação: Desenvolva a habilidade de identificar cada classe de palavra em diferentes contextos.
-
Função: Compreenda a função típica de cada classe na estrutura da frase.
-
Flexão: Domine as flexões das classes variáveis e suas regras de concordância.
-
Contexto: Lembre-se que a função de uma palavra pode variar dependendo do contexto.
-
Prática: Resolva muitas questões para fixar o conhecimento e identificar as pegadinhas comuns em concursos.
Dominar as classes de palavras é o alicerce para a compreensão de toda a gramática da língua portuguesa e para o sucesso em concursos de nível superior.
3 - Mapa Mental
Snippet de código
mindmap
root((Classes de Palavras))
Classes Variáveis
Substantivo
Nomeia seres, sentimentos, etc.
Flexão: Gênero, Número, Grau
Verbo
Expressa ação, estado, fenômeno
Flexão: Modo, Tempo, Voz, Pessoa, Número
Adjetivo
Qualifica o substantivo
Flexão: Gênero, Número, Grau
Pronome
Substitui/acompanha o substantivo
Tipos: Pessoais, Possessivos, etc.
Flexão: Gênero, Número, Caso (alguns)
Numeral
Indica quantidade, ordem, etc.
Flexão: Gênero (alguns), Número
Classes Invariáveis
Advérbio
Modifica Verbo, Adjetivo, Advérbio
Circunstâncias: Tempo, Lugar, Modo...
Não flexiona
Preposição
Liga termos, estabelece relação
Essenciais e Acidentais
Não flexiona
Conjunção
Liga orações/termos de mesma função
Coordenativas e Subordinativas
Não flexiona
Interjeição
Expressa emoções
Não flexiona (variação de intensidade)
Artigo
Determina/indetermina o substantivo
Definidos e Indefinidos
Flexão: Gênero, Número
4 - 10 Flashcards
Frente: Qual classe de palavra nomeia seres? Verso: Substantivo.
Frente: Qual classe de palavra expressa ação? Verso: Verbo.
Frente: Qual classe de palavra qualifica o substantivo? Verso: Adjetivo.
Frente: Qual classe de palavra substitui ou acompanha o substantivo? Verso: Pronome.
Frente: Qual classe de palavra indica quantidade ou ordem? Verso: Numeral.
Frente: Qual classe de palavra modifica o verbo, o adjetivo ou outro advérbio? Verso: Advérbio.
Frente: Qual classe de palavra liga termos estabelecendo relação de sentido? Verso: Preposição.
Frente: Qual classe de palavra liga orações ou termos de mesma função sintática? Verso: Conjunção.
Frente: Qual classe de palavra expressa emoções? Verso: Interjeição.
Frente: Qual classe de palavra acompanha o substantivo, determinando ou indeterminando seu sentido? Verso: Artigo.
5 - 10 Questões (Respostas ao final)
Questão 1: Assinale a alternativa em que todas as palavras pertencem à classe dos substantivos: a) belo, cantar, alegria b) casa, tempo, felicidade c) correr, grande, talvez d) um, mas, aqui e) sempre, triste, livro
Questão 2: Em qual das frases a palavra destacada é um verbo? a) O canto dos pássaros era suave. b) Ele gosta de canto coral. c) Vamos cantar juntos. d) Havia um belo canto na sala. e) Aquele era o seu melhor canto.
Questão 3: Identifique a frase em que a palavra destacada é um adjetivo: a) Ele falou rapidamente. b) A casa grande era antiga. c) Nós chegamos cedo. d) Ela cantou bem. e) Talvez ele venha amanhã.
Questão 4: Em qual alternativa a palavra destacada é um pronome possessivo? a) Eu irei ao cinema. b) Este livro é meu. c) Ele não veio ontem. d) Qual é o seu nome? e) Alguns alunos faltaram.
Questão 5: Assinale a frase em que a palavra destacada é um numeral: a) Ele tem muitos amigos. b) Comprei duas maçãs. c) Ela é a primeira da fila. d) Ambos os itens são importantes. e) Já li vários livros.
Questão 6: Identifique a frase em que a palavra destacada é um advérbio de modo: a) Ele mora ali. b) Hoje está frio. c) Ela cantou lindamente. d) Não quero ir. e) Talvez chova.
Questão 7: Em qual das alternativas a palavra destacada é uma preposição? a) O livro é interessante. b) Ele foi para a escola. c) Ela e o amigo chegaram. d) Oh! Que surpresa! e) Um dia voltarei.
Questão 8: Assinale a frase em que a palavra destacada é uma conjunção coordenativa adversativa: a) Ele estuda e trabalha. b) Ele estuda, mas não aprende. c) Ou você vai, ou eu vou. d) Ele estudou muito, logo passou. e) Ele não veio porque estava doente.
Questão 9: Identifique a frase em que a palavra destacada é uma interjeição: a) Ele disse sim. b) Olá, tudo bem? c) A casa era grande. d) O tempo passou rápido. e) Comprei dois livros.
Questão 10: Em qual das alternativas a palavra destacada é um artigo definido? a) Comprei um carro novo. b) A prova foi difícil. c) Ele tem uns amigos leais. d) Vi uma estrela cadente. e) Quero uns doces.
Respostas das 10 questões:
-
b) casa, tempo, felicidade
-
c) Vamos cantar juntos.
-
b) A casa grande era antiga.
-
b) Este livro é meu.
-
b) Comprei duas maçãs. / c) Ela é a primeira da fila. / d) Ambos os itens são importantes. (Todas corretas, dependendo da interpretação de "numeral")
-
c) Ela cantou lindamente.
-
b) Ele foi para a escola.
-
b) Ele estuda, mas não aprende.
-
b) Olá, tudo bem?
-
b) A prova foi difícil.